Nosso querido amigo Giulliano listou 10 das maiores canções de cinema em todos os tempos. Canções que marcaram época e que ficaram pra sempre na memória de cinéfilos em todo o mundo. Pois bem, pensei em fazer o mesmo mas achei que poderia ficar um tanto quanto repetitivo embora minha canções sejam quase todas diferentes das escolhidas pelo Giulliano. O que fazer então ?? Resolvi listar também 10 canções inesqueciveis da sétima arte, só que as famosas canções orquestradas, aquelas que somente o primeiro acorde já remete a produção. A seguir as primeiras composições cinematográficas que fizeram história !!
10º) "Jaws" - John Willians
A lista se inicia com poucos acordes. É exatamente acontece no tema composto pelo mago John Willians, a música começa, o coração gela, a boca fica seca. Algo de muito ruim está a espreita, mas você não precisa ver pra saber, o medo é invisível .
09º) ''Chariots Of Fire'' - Vangelis
O tema de Carruagens de Fogo é o que poderiamos chamar de hino, principalmente se formos falar em esporte. Composta por Vangelis ''Chariots Of Fire'' virou tema olímpico e é inevitável, quando se ouve esse som a vontade é de sair correndo como se estivesse em uma maratona.
08º) "Cinema Paradiso'' - Ennio Morricone
Uma das maiores homenagens ao cinema, o filme italiano Cinema Paradiso emocionou a todos com seu enredo singelo e honesto. Por isso não poderia deixar de ter um tema também emocionante. E Enio Morricone não deixou por menos e compôs uma música que toca o coração e emociona quase tanto quanto a produção. Prepare os lenços.
07º) "The Goodfather" - Ennio Morricone & Nino Rota
Magnifico. Talvez essa palavra defina o que foi a trilogia O PODEROSO CHEFÃO, e claro uma trilogia magnifica não seria nada sem um tema magnifico. E esse tema de ''The Goodfather'' composto por, ele de novo, Ennio Morricone em parceria com o maestro Nino Rota é simplesmente ... magnífica.
06º) "Superman Theme" - John Willians
É um pássaro, é um avião ... não, é a trilha do Superman composta pelo mago John Willians. Christopher Reeve imortalizou o homem de aço e o maestro imortalizou essa canção. É daquelas antológicas que nunca se esquece. Se o superman surge nos céus o tema surge na sua cabeça. Um dos temas mais fantásticos de todos os tempos.
05º) "Back To The Future" - John Willians
John Willians começa o seu domínio de temas. Começou com Superman, agora segue com a fantástica musica tema de, uma das melhores trilogias de todos os tempos, De Volta Para O Futuro. Marty Mcfly não seria capaz de voltar no tempo não fosse o tema composto para o filme, seria um tanto quanto sem graça.
04º) "2001 - Uma Odisséia No Espaço'' - Jerry Goldsmith
Kubrick era um visionário. Criou uma aventura a frente de seu tempo e claro, a trilha teria que ser no minímo fantástica ... e é. Os primeiros acordes nos remete ao filme com clareza e magnificência. A cena do macaco jogando o osso para 'o céu' é antológica.
03º) "Rocky - Um Lutador'' - Bill Conti (Gonna Fly Now)
A cena do treinamento de Rocky para a luta de sua vida é antológica. Por isso teria que vir acompanhada por um tema não menos antológico. E é exatamente o que acontece quando ''Gonna Fly Now'' começa a tocar. A emoção toma conta !
02º) "James Bond" - Henry Mancini
Em segundo lugar o agente secreto mais famoso do mundo ... e seu tema incomparável. Quem nunca brincou de agente secreto quando criança ouvindo o tema composto pelo maestro Henry Mancini. Mais um daqueles que parecem ter sido feitos sob encomenda. "Bond ... James Bond".
01) "Star Wars" - John Willians
O cinema nunca mais foi o mesmo depois da saga Star Wars. E o seu tema é inacreditavelmente o mais conhecido em toda a história do cinema. Não precisa de imagem, lutas ou salvamentos. A partir do momento em que é iniciada a canção a emoção fica evidente. Se no dicionário existisse a palavra 'tema antológico de cinema' estaria como definição ''Star Wars'' .
Espero que tenham gostado, fiz a lista rapidamente por isso, claro, esqueci de vários temas fantásticos, e posso ter cometido algumas gafes, fiquem a vontade para corrigi-las, ou para elogios também. Abraços !!
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
TOP 10 MÚSICAS ORQUESTRADAS DO CINEMA
sábado, 10 de setembro de 2011
Top 10 - Melhores músicas do cinema - Parte 2
Dando continuidade à infame missão de selecionar apenas 10 canções originais do cinema, apresentamos as cinco primeiras colocadas - e mais algumas menções honrosas, porque, francamente, só 10 é complicado...
5º) "Circle of Life", de O Rei Leão (1994)
Escolher apenas uma música entre todas as compostas para O Rei Leão é tarefa duríssima. Elton John e Tim Rice estavam inspiradíssimos enquanto concebiam a trilha que acompanharia a jornada de Simba e cia. Porém, o tema que abre a película e culmina no batizado do pequeno leão emociona desde os primeiros acordes, e fala sobre o inesgotável ciclo da vida, tema bastante presente durante o filme. O casamento da música com imagens de vários animais nas savanas africanas formam uma sequência que ainda está para ser batida.
4º) "Goldfinger", de 007 Contra Goldfinger (1964)
22 filmes. 21 temas musicais. O histórico musical de James Bond é tão sólido quanto o de bondgirls que ele pegou ou dos carrões que dirigiu. Músicos do calibre de Paul McCartney, Tom Jones e Tina Turner já interpretaram temas para filmes do espião com licença para matar. Mas é justamente o melhor longa da série que apresenta a canção mais imponente. 007 Contra Goldfinger, além de ter Sean Connery em sua melhor forma, traz a Dame Shirley Bassey na voz (e que voz!) da canção-título, que conta as peripécias vilanescas de Auric Goldfinger, inimigo de 007.
3º) "Guaranteed", de Na Natureza Selvagem (2007)
É difícil dizer o que há de melhor neste que é um dos mais brilhantes filmes da última década. A direção sensível de Sean Penn, a performance intimista de Emile Hirsch, o elencaço de coadjuvantes, a belíssima fotografia... E a trilha sonora de Eddie Vedder, com uma música melhor que a outra. "Guaranteed", porém, é a que melhor espelha a figura do protagonista, o aventureiro Alexander Supertramp (Hirsch). "Eu conhecia todas as regras, mas as regras não me conheciam/ Com certeza". Perfeito!
2º) "We Don't Need Another Hero", de Mad Max - Além da Cúpula do Trovão (1985)
Ok, o filme não é lá essas coisas. Na real, o que há de melhor neste terceiro longa da série são o duelo na cúpula do trovão - dois homens entram, um homem sai! - e a canção interpretada com o garbo de sempre por Tina Turner. Assim como o filme, a letra da canção fala sobre um futuro apocalíptico e Tina, para variar, despeja toda a potência de seu vozeirão característico. Impressionante as notas que ela atinge em "We Don't Need Another Hero". "E eu me pergunto, quando nós vamos mudar isso/ Vivendo sob o medo, até que nada mais reste". Obs.: no vídeo abaixo, Tina está com 70 (!) anos. E a voz segue inabalável.
1º) "Streets of Philadelphia", de Filadélfia (1993)
Nada de filosofias baratas, nada de letras complexas pseudo-intelectuais. Bruce Springsteen sempre cantou sobre coisas simples, de maneira simples, mas com a eficiência de poucos, talvez nenhum. A letra de "Streets of Philadelphia", em primeira pessoa, narra - com misto de arrependimento e redenção - a história de uma pessoa prestes a morrer, bem como o personagem de Tom Hanks no filme, um advogado infectado pelo vírus da Aids. Entre batidas e sussurros, o Boss entrega uma performance contida, que, aliada a melancólica melodia, só faz com que a música cresça. "Eu posso me ver desaparecendo/ Então me receba, meu irmão, com seu beijo infiel/ Ou vamos deixar um ao outro, sozinhos, desse jeito/ Nas ruas da Filadélfia".
Menções honrosas:
"You've Got a Friend in Me", de Toy Story (1995)
"Raindrops Keep Fallin' on My Head", de Butch Cassidy (1969)
"May it Be", de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
Nossas "capas" criadas pelo grupo.
Me passou pela cabeça fazer um post aqui só sobre nossas capas que "tentamos" criar para o grupo lá no face, confesso que as capas do Samuel Vieira são as mais criativas que tenho visto por lá, bom a idéia lá é criar uma capa por semana, a galera anda meio esquecida em relação a isso, já fizemos capas do Super 8, Planeta dos Macacos, O rei Leão, e agora a mais nova é de Cowboys e Aliens.
Pensei na idéia de colocar aqui todas as capas nossas a medida que ela vão sendo trocadas, sim dei a idéia mas não tenho a que eu criei do Rei Leão salva, mas espero que os outros criadores não sejam como eu e tenham elas guardadas no computador.
Bom chega de papo e aqui vai minha última capa que está lá no grupo.
Lembrando que: A capa só está lá porque ninguem apareceu com uma melhor hehehe.
Abraços povo viciado em LISTAS.
Luís Sansone
Pensei na idéia de colocar aqui todas as capas nossas a medida que ela vão sendo trocadas, sim dei a idéia mas não tenho a que eu criei do Rei Leão salva, mas espero que os outros criadores não sejam como eu e tenham elas guardadas no computador.
Bom chega de papo e aqui vai minha última capa que está lá no grupo.
Lembrando que: A capa só está lá porque ninguem apareceu com uma melhor hehehe.
Abraços povo viciado em LISTAS.
Luís Sansone
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Top 10 - Melhores músicas do cinema - Parte 1
Um filme não precisa, necessariamente, se encaixar no gênero "musical" para contar com músicas de qualidade em sua trilha sonora. São inúmeros os casos de canções criadas para o cinema que, com o tempo, tornaram-se tão marcantes quanto os filmes dos quais fazem parte. O próprio Oscar possui, desde 1935, uma categoria que premia as "melhores canções originais" compostas exclusivamente para produções cinematográficas. Listamos aqui 5 músicas (em breve mais 5) que, independente de terem levado a estatueta do careca dourado, merecem a distinção.
10º) "Blazing Saddles", de Banzé no Oeste (1974)
Não bastasse ser uma das comédias mais engraçadas já feitas, Banzé no Oeste possui uma trilha sonora invejável. O tema principal, "Blazing Saddles", interpretado por Frankie Laine, abre o filme com toda a pompa de um faroeste clássico, e narra a saga do improvável xerife Bart, interpretado por Cleavon Little. Grande Mel Brooks, que, além de dirigir o longa, foi um dos compositores do belíssimo tema.
9º) "Take My Breath Away", de Top Gun - Ases Indomáveis (1986)
Aquecendo corações desde 1986, a inesquecível balada da banda Berlin foi hit absoluto, ganhou Oscar e embalou o romance de Tom Cruise e Kelly McGillis em um dos mais icônicos filmes da década de 1980. A letra, piegas ao extremo, é compensada por uma melodia poderosa (e grudenta), além do delicioso vocal de Terri Nunn. Dica: para quem aprecia a clássica sonoridade da época, toda a trilha de Top Gun é mais do que obrigatória.
8º) "Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)", de O Homem Que Sabia Demais (1956)
Um dos melhores (e, infelizmente, menos badalados) filmes do mestre Alfred Htichcock, O Homem Que Sabia Demais tem todos as características intrínsecas às produções do cineasta, com um singelo adicional: a bela Doris Day interpretando "Que Sera, Sera", uma simpática canção que faz indagações sobre o futuro e as responde com um sonoro "o que tiver que ser, será!". Agoniada pelo sumiço do filho, a personagem de Doris defende a canção com um vigor comovente, diferente da primeira vez em que surge em cena cantando-a, saltitante.
7º) "The Weary Kind", de Coração Louco (2009)
Apesar de Jeff Bridges ser o responsável pela voz da maioria das canções de Coração Louco, é o músico Ryan Bingham quem abre o peito para interpretar a emocionada (e emocionante) "The Weary Kind". Baseada em amargas experiências do cantor country Bad Blake (Bridges), a música reflete o que o personagem busca durante toda a história: mais uma chance. Seja no palco ou na vida.
6º) "Let the River Run", de Uma Secretária de Futuro (1988)
Um diretor sempre muito competente (Mike Nichols), um elenco estelar (Harrison Ford, Melanie Griffith, Sigourney Weaver), e quem rouba a cena é Carly Simon e sua ótima "Let the River Run". Não, o filme não é ruim. Muito pelo contrário, é uma comédia romântica como há tempos Hollywood não faz. No entanto, o vozeirão de Simon, cantando a correria das grandes metrópoles, dá força ao longa e permanece soberana na memória de oitentistas saudosos.
Em breve, as cinco primeiras!
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
O REI LEÃO.
Bom galera a grande maioria curtiu a idéia de existir um blog, e a idéia perdeu força pelo fato do nome do blog ser REVISTA SET, tudo por causa dos direitos autorais, irei escrever assim mesmo, se der problema mudamos o nome do blog, simples assim.
Aproveitando que o filme voltou aos cinemas 17 anos depois de sua estréia original, resolvi escrever sobre um filme ( não consigo chamar essa obra prima de desenho ) que marcou não só a infancia de muitos, mas a vida também.
Eu lá com meus 11 anos na época não sabia que aquele filme sobre um leão que perde o pai, com música bonita, colorido, engraçado, iria se tornar um dos melhores filmes que já vi.
Hoje com 28 anos sei que aquele filme é muito mais do que um filme sobre um leão que perde o pai, sei que a música bonita hoje é uma das maiores trilhas sonoras da história do cinema, sei que o filme é MUITO engraçado. Mas 17 anos depois sigo com uma certeza: É um dos melhores filmes que já vi.
Opiniões sempre vão ser algo delicado e complicado, porque pessoas podem ler essa crítica e pensar: putz eu detesto O rei leão. O que posso fazer além de respeitar??? Nada.
Depois de O rei leão existiram outros clássicos para alguns até maiores do que a história de Simba e seus amigos, conhecemos Toy Story, Shrek, Monstros S.A, Wall-E, Up, Procurando Nemo, etc.
A tecnologia cresceu zilhões de vezes comparado ao ano de 1994, efeitos especiais daquele ano ainda impressionam, mas sabemos do absurdo que o cinema é capaz de evoluir quando falamos em tecnologia.
Então eu me pergunto: Porque O rei leão marcou tanto?? A resposta está no brilho dos olhos de cada um que ama essa obra prima como eu amo, a resposta está nos "culpados" Hanz Zimmer, Elton John, nos vocais do músico Sul Africano Lebo M., na letra de Tim Rice, nas vozes de Matthew Broderick, James Earl Jones, Jeremy Irons, Nathan Lane, Rowan Atkinson, Whoopi Goldberg, nos diretores Rob Minkoff e Roger Allers.
Isso que nem citei a equipe técnica, algumas curiosidades ( e a evolução tecnológica que falei ), a sequência do estouro da manada de Gnus que dura cerca de três minutos, demorou cerca de dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador.
O nome disso: DEDICAÇÃO, não estou falando do filme, estou falando de uma sequência de três minutos!!!
Outra curiosidade que poucos sabem é que o filme é uma homenagem ao príncipe William que na época tinha apenas 12 anos.
A morte do rei Mufasa foi a primeira morte de um personagem da Disney assistida pela platéia. Em Bambi (1942) a mãe do protagonista foi morta por um caçador, mas não era ilustrada.
O rei leão tem todos os ingredientes de uma obra prima, bem dirigido, roteiro eficiente, trilha sonora que arrancam lágrimas sem ser piegas, uma direção segura, personagens carismáticos, talvez um dos maiores vilões do cinema, engraçado na hora certa, e o principal: paixão.
Por essas razões e milhares de outras que não citei, é que chamo o desenho de FILME, é que afirmo ser uma OBRA PRIMA, é maravilhoso olhar para trás e ver que esse filme fez parte da minha infância , da minha adolescência e faz da minha fase adulta.
É maravilhoso ver que Simba, Mufasa, Timon, Pumba, Scar, Rafiki, envelheceram melhor que eu, o filme envelheceu muito bem, segue atual e emocionando quem olha.
Com toda certeza vou querer que O rei leão faça parte da infância dos meus filhos no futuro, que quem sabe daqui
dez anos seja meu filho orgulhoso de ter visto uma das mais perfeitas obras criadas pela Disney.
Se meu filho vai ou não gostar do filme eu não sei, mas posso afirmar que: The Lion King sempre vai ter uma lugar só dele no meu coração e no mínimo uma lágrima cada vez que Mufasa, Simba, Can You Feel the love Tonight ou Circle of Life surgirem na tela.
Até lá só posso desejar Hakuna Matata!! Para todos nós.
Luís Sansone
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Bem vindos
Galera hoje pela manhã o brother Giulianno Olivar,me mandou uma mensagem pelo facebook falando da idéia de fazer um blog de cinema,afinal já temos no próprio facebook um grupo denominado REVISTA SET http://www.facebook.com/groups/197248040335255/ .
Eu já tinha pensado na idéia,mas confesso que acabei esquecendo.
Um blog com muitos seguidores e visitantes dá trabalho,mas como vi lá no grupo do face,somos unidos então acho que com mais uns 3 ou 4 amigos para administrar de uma forma legal,bem escrito,sem erros assustadores de portugues,com notícias interessantes e atualizadas podemos ter um bom blog,nunca deixando nosso grupo do face de lado é claro.Espero que curtam o blog e claro nas primeiras horas,no primeiro impacto quem olhar e ler vai achar que faltam muitas coisas e faltam mesmo!!!
Mas como eu disse mais 3 ou 4 pessoas ajudando podemos ter um bom blog e quem sabe em um futuro não muito distante nosso próprio dominío,sem a ajuda do blog.
Quero agradecer especialmente ao GIULIANNO OLIVAR que teve a idéia do blog,e aos sempre presentes lá no face e tenho certeza que aqui também : DANILO CARVALHO, ANDRÉ GROCHOVSKI PEREIRA, HENRIQUE L. CRISPIM, SAMUEL VIEIRA E MIRIANNE SCHWEDER DOS SANTOS.
Obrigado galera e bom blog para nós.
Luís Sansone
Eu já tinha pensado na idéia,mas confesso que acabei esquecendo.
Um blog com muitos seguidores e visitantes dá trabalho,mas como vi lá no grupo do face,somos unidos então acho que com mais uns 3 ou 4 amigos para administrar de uma forma legal,bem escrito,sem erros assustadores de portugues,com notícias interessantes e atualizadas podemos ter um bom blog,nunca deixando nosso grupo do face de lado é claro.Espero que curtam o blog e claro nas primeiras horas,no primeiro impacto quem olhar e ler vai achar que faltam muitas coisas e faltam mesmo!!!
Mas como eu disse mais 3 ou 4 pessoas ajudando podemos ter um bom blog e quem sabe em um futuro não muito distante nosso próprio dominío,sem a ajuda do blog.
Quero agradecer especialmente ao GIULIANNO OLIVAR que teve a idéia do blog,e aos sempre presentes lá no face e tenho certeza que aqui também : DANILO CARVALHO, ANDRÉ GROCHOVSKI PEREIRA, HENRIQUE L. CRISPIM, SAMUEL VIEIRA E MIRIANNE SCHWEDER DOS SANTOS.
Obrigado galera e bom blog para nós.
Luís Sansone
Assinar:
Comentários (Atom)

