Dando continuidade à infame missão de selecionar apenas 10 canções originais do cinema, apresentamos as cinco primeiras colocadas - e mais algumas menções honrosas, porque, francamente, só 10 é complicado...
5º) "Circle of Life", de O Rei Leão (1994)
Escolher apenas uma música entre todas as compostas para O Rei Leão é tarefa duríssima. Elton John e Tim Rice estavam inspiradíssimos enquanto concebiam a trilha que acompanharia a jornada de Simba e cia. Porém, o tema que abre a película e culmina no batizado do pequeno leão emociona desde os primeiros acordes, e fala sobre o inesgotável ciclo da vida, tema bastante presente durante o filme. O casamento da música com imagens de vários animais nas savanas africanas formam uma sequência que ainda está para ser batida.
4º) "Goldfinger", de 007 Contra Goldfinger (1964)
22 filmes. 21 temas musicais. O histórico musical de James Bond é tão sólido quanto o de bondgirls que ele pegou ou dos carrões que dirigiu. Músicos do calibre de Paul McCartney, Tom Jones e Tina Turner já interpretaram temas para filmes do espião com licença para matar. Mas é justamente o melhor longa da série que apresenta a canção mais imponente. 007 Contra Goldfinger, além de ter Sean Connery em sua melhor forma, traz a Dame Shirley Bassey na voz (e que voz!) da canção-título, que conta as peripécias vilanescas de Auric Goldfinger, inimigo de 007.
3º) "Guaranteed", de Na Natureza Selvagem (2007)
É difícil dizer o que há de melhor neste que é um dos mais brilhantes filmes da última década. A direção sensível de Sean Penn, a performance intimista de Emile Hirsch, o elencaço de coadjuvantes, a belíssima fotografia... E a trilha sonora de Eddie Vedder, com uma música melhor que a outra. "Guaranteed", porém, é a que melhor espelha a figura do protagonista, o aventureiro Alexander Supertramp (Hirsch). "Eu conhecia todas as regras, mas as regras não me conheciam/ Com certeza". Perfeito!
2º) "We Don't Need Another Hero", de Mad Max - Além da Cúpula do Trovão (1985)
Ok, o filme não é lá essas coisas. Na real, o que há de melhor neste terceiro longa da série são o duelo na cúpula do trovão - dois homens entram, um homem sai! - e a canção interpretada com o garbo de sempre por Tina Turner. Assim como o filme, a letra da canção fala sobre um futuro apocalíptico e Tina, para variar, despeja toda a potência de seu vozeirão característico. Impressionante as notas que ela atinge em "We Don't Need Another Hero". "E eu me pergunto, quando nós vamos mudar isso/ Vivendo sob o medo, até que nada mais reste". Obs.: no vídeo abaixo, Tina está com 70 (!) anos. E a voz segue inabalável.
1º) "Streets of Philadelphia", de Filadélfia (1993)
Nada de filosofias baratas, nada de letras complexas pseudo-intelectuais. Bruce Springsteen sempre cantou sobre coisas simples, de maneira simples, mas com a eficiência de poucos, talvez nenhum. A letra de "Streets of Philadelphia", em primeira pessoa, narra - com misto de arrependimento e redenção - a história de uma pessoa prestes a morrer, bem como o personagem de Tom Hanks no filme, um advogado infectado pelo vírus da Aids. Entre batidas e sussurros, o Boss entrega uma performance contida, que, aliada a melancólica melodia, só faz com que a música cresça. "Eu posso me ver desaparecendo/ Então me receba, meu irmão, com seu beijo infiel/ Ou vamos deixar um ao outro, sozinhos, desse jeito/ Nas ruas da Filadélfia".
Menções honrosas:
"You've Got a Friend in Me", de Toy Story (1995)
"Raindrops Keep Fallin' on My Head", de Butch Cassidy (1969)
"May it Be", de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
Aí está as 5 primeiras!!!! Claro, O Rei Leão... Não podia faltar! Pela infinidade de opções de trilhas sonoras, escolher 10 é um tremendo desafio. Escolhas perfeitas!
ResponderExcluirA tarefa é dificil e por ser dificil é uma lista delicada onde tudo é muito pessoal, minha lista seria diferente, e o bacana é isso, a diferença de pessoas que temos nesse grupo, embora ache tua lista irretocavel mesmo sabendo que minha lista seria diferente essa lista é irretocavel.
ResponderExcluir