quinta-feira, 8 de setembro de 2011
O REI LEÃO.
Bom galera a grande maioria curtiu a idéia de existir um blog, e a idéia perdeu força pelo fato do nome do blog ser REVISTA SET, tudo por causa dos direitos autorais, irei escrever assim mesmo, se der problema mudamos o nome do blog, simples assim.
Aproveitando que o filme voltou aos cinemas 17 anos depois de sua estréia original, resolvi escrever sobre um filme ( não consigo chamar essa obra prima de desenho ) que marcou não só a infancia de muitos, mas a vida também.
Eu lá com meus 11 anos na época não sabia que aquele filme sobre um leão que perde o pai, com música bonita, colorido, engraçado, iria se tornar um dos melhores filmes que já vi.
Hoje com 28 anos sei que aquele filme é muito mais do que um filme sobre um leão que perde o pai, sei que a música bonita hoje é uma das maiores trilhas sonoras da história do cinema, sei que o filme é MUITO engraçado. Mas 17 anos depois sigo com uma certeza: É um dos melhores filmes que já vi.
Opiniões sempre vão ser algo delicado e complicado, porque pessoas podem ler essa crítica e pensar: putz eu detesto O rei leão. O que posso fazer além de respeitar??? Nada.
Depois de O rei leão existiram outros clássicos para alguns até maiores do que a história de Simba e seus amigos, conhecemos Toy Story, Shrek, Monstros S.A, Wall-E, Up, Procurando Nemo, etc.
A tecnologia cresceu zilhões de vezes comparado ao ano de 1994, efeitos especiais daquele ano ainda impressionam, mas sabemos do absurdo que o cinema é capaz de evoluir quando falamos em tecnologia.
Então eu me pergunto: Porque O rei leão marcou tanto?? A resposta está no brilho dos olhos de cada um que ama essa obra prima como eu amo, a resposta está nos "culpados" Hanz Zimmer, Elton John, nos vocais do músico Sul Africano Lebo M., na letra de Tim Rice, nas vozes de Matthew Broderick, James Earl Jones, Jeremy Irons, Nathan Lane, Rowan Atkinson, Whoopi Goldberg, nos diretores Rob Minkoff e Roger Allers.
Isso que nem citei a equipe técnica, algumas curiosidades ( e a evolução tecnológica que falei ), a sequência do estouro da manada de Gnus que dura cerca de três minutos, demorou cerca de dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador.
O nome disso: DEDICAÇÃO, não estou falando do filme, estou falando de uma sequência de três minutos!!!
Outra curiosidade que poucos sabem é que o filme é uma homenagem ao príncipe William que na época tinha apenas 12 anos.
A morte do rei Mufasa foi a primeira morte de um personagem da Disney assistida pela platéia. Em Bambi (1942) a mãe do protagonista foi morta por um caçador, mas não era ilustrada.
O rei leão tem todos os ingredientes de uma obra prima, bem dirigido, roteiro eficiente, trilha sonora que arrancam lágrimas sem ser piegas, uma direção segura, personagens carismáticos, talvez um dos maiores vilões do cinema, engraçado na hora certa, e o principal: paixão.
Por essas razões e milhares de outras que não citei, é que chamo o desenho de FILME, é que afirmo ser uma OBRA PRIMA, é maravilhoso olhar para trás e ver que esse filme fez parte da minha infância , da minha adolescência e faz da minha fase adulta.
É maravilhoso ver que Simba, Mufasa, Timon, Pumba, Scar, Rafiki, envelheceram melhor que eu, o filme envelheceu muito bem, segue atual e emocionando quem olha.
Com toda certeza vou querer que O rei leão faça parte da infância dos meus filhos no futuro, que quem sabe daqui
dez anos seja meu filho orgulhoso de ter visto uma das mais perfeitas obras criadas pela Disney.
Se meu filho vai ou não gostar do filme eu não sei, mas posso afirmar que: The Lion King sempre vai ter uma lugar só dele no meu coração e no mínimo uma lágrima cada vez que Mufasa, Simba, Can You Feel the love Tonight ou Circle of Life surgirem na tela.
Até lá só posso desejar Hakuna Matata!! Para todos nós.
Luís Sansone
Assinar:
Postar comentários (Atom)

O Rei Leão é um desenho que todas as pessoas deveriam assistir. Tudo nele é perfeito, direção, trilha sonora, os personagens, a estória...Adorei todas as colocações que fez sobre o filme, Luis.
ResponderExcluirComo não consegui de jeito nenhum postar meu comentário com meu nome, resolvi colocar anônimo, mas sou eu, MIriam.
ResponderExcluirAbraço.
Foi um dos filmes que mais marcaram minha vida. E rever depois de tantos anos em 3D foi uma emoção inimaginável! A cena inicial, os gnus, o final... Tudo absolutamente perfeito e muito MUITO emocionante! Excelente texto!
ResponderExcluirGosto do filme,chorei quando assisti a primeira vez mas...
ResponderExcluirSó posso dizer uma coisa: KIMBA THE WHITE LI0N(Osamo Tesuka)!
Bom, acredito que o segredo do sucesso dessa obra memorável do cinema, O Rei Leão, seja além da escolha certa dos atores e atrizes que doaram suas vozes e todo o seu talento para dar vida aos personagens com tamanha perfeição, mas também a simplicidade, originalidade tanto das canções como do roteiro e acima de tudo a capacidade de criação em meio a tão poucos recursos tecnológicos oferecidos na época, que mesmo depois de 17 anos, com um público cada vez mais exigente, ainda tem a capacidade de atrair os olhares atentos de crianças, jovens e adultos, que assim como eu, admiram, amam e tiveram suas vidas marcadas por essa criação espetacular.
ResponderExcluirHakuna Matata!
Com certeza Rei Leão é um clássico do cinema, eu lembro quando eu era pequeninha olhava pelo menos uma vez ao dia , era muuito bom, marco mesmo, até hoje eu tenho a fita vhs guardada.
ResponderExcluiré um filme que jamais vai ser esquecido, um verdadeiro encanto.
E arrasou no texto meu lindio *_*
Obrigado, mas é muito fácil escrever sobre um filme que amamos, quero ver quando eu for escrever sobre uma bomba hehehe
ResponderExcluirLuis, quando for escrever sobre uma bomba, tente ser o mais imparcial possível, afinal, os gostos variam muito e sempre haverá admiradores de bombas. hehe.
ResponderExcluir