sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Top 10 - Melhores músicas do cinema - Parte 1

Um filme não precisa, necessariamente, se encaixar no gênero "musical" para contar com músicas de qualidade em sua trilha sonora. São inúmeros os casos de canções criadas para o cinema que, com o tempo, tornaram-se tão marcantes quanto os filmes dos quais fazem parte. O próprio Oscar possui, desde 1935, uma categoria que premia as "melhores canções originais" compostas exclusivamente para produções cinematográficas. Listamos aqui 5 músicas (em breve mais 5) que, independente de terem levado a estatueta do careca dourado, merecem a distinção.

10º) "Blazing Saddles", de Banzé no Oeste (1974)

Não bastasse ser uma das comédias mais engraçadas já feitas, Banzé no Oeste possui uma trilha sonora invejável. O tema principal, "Blazing Saddles", interpretado por Frankie Laine, abre o filme com toda a pompa de um faroeste clássico, e narra a saga do improvável xerife Bart, interpretado por Cleavon Little. Grande Mel Brooks, que, além de dirigir o longa, foi um dos compositores do belíssimo tema.


9º) "Take My Breath Away", de Top Gun - Ases Indomáveis (1986)

Aquecendo corações desde 1986, a inesquecível balada da banda Berlin foi hit absoluto, ganhou Oscar e embalou o romance de Tom Cruise e Kelly McGillis em um dos mais icônicos filmes da década de 1980. A letra, piegas ao extremo, é compensada por uma melodia poderosa (e grudenta), além do delicioso vocal de Terri Nunn. Dica: para quem aprecia a clássica sonoridade da época, toda a trilha de Top Gun é mais do que obrigatória.


8º) "Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)", de O Homem Que Sabia Demais (1956)

Um dos melhores (e, infelizmente, menos badalados) filmes do mestre Alfred Htichcock, O Homem Que Sabia Demais tem todos as características intrínsecas às produções do cineasta, com um singelo adicional: a bela Doris Day interpretando "Que Sera, Sera", uma simpática canção que faz indagações sobre o futuro e as responde com um sonoro "o que tiver que ser, será!". Agoniada pelo sumiço do filho, a personagem de Doris defende a canção com um vigor comovente, diferente da primeira vez em que surge em cena cantando-a, saltitante.


7º) "The Weary Kind", de Coração Louco (2009)

Apesar de Jeff Bridges ser o responsável pela voz da maioria das canções de Coração Louco, é o músico Ryan Bingham quem abre o peito para interpretar a emocionada (e emocionante) "The Weary Kind". Baseada em amargas experiências do cantor country Bad Blake (Bridges), a música reflete o que o personagem busca durante toda a história: mais uma chance. Seja no palco ou na vida.


6º) "Let the River Run", de Uma Secretária de Futuro (1988)

Um diretor sempre muito competente (Mike Nichols), um elenco estelar (Harrison Ford, Melanie Griffith, Sigourney Weaver), e quem rouba a cena é Carly Simon e sua ótima "Let the River Run". Não, o filme não é ruim. Muito pelo contrário, é uma comédia romântica como há tempos Hollywood não faz. No entanto, o vozeirão de Simon, cantando a correria das grandes metrópoles, dá força ao longa e permanece soberana na memória de oitentistas saudosos.


Em breve, as cinco primeiras!

3 comentários:

  1. Clássicas!!! E como tocou a música de top gun meu deus!!! No aguardo das 5 primeiras.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a lista ... a uns anos atrás gravei um MP3, aliás dois MP3, uma com temas cantados e outro apenas com temas orquestrados só com as canções de cinema !!

    ResponderExcluir
  3. Mirianne Schweder dos Santos10 de setembro de 2011 às 12:42

    Ótima lista!!! A trilha sonora de um filme, com certeza, faz toda a diferença. Muitas músicas só tomei conhecimento da sua existência quando as ouvi em algum filme! Curiosidade para as próximas 5...

    ResponderExcluir

Equipe Blog SET agradece o comentário